A afetividade numa festa sustentável em Salvador

É possível levar a sustentabilidade para as comemorações de aniversário, apostando em escolhas ecológicas em todos os detalhes do evento, do convite à decoração. As festas sustentáveis em Salvador têm se tornado tendência e conquistam o gosto dos soteropolitanos promovendo ideias ecológicas sem abrir mão da beleza e diversão típicas destes eventos.



O que norteia uma festa sustentável é a realização de eventos menos impactantes ao meio ambiente, gerando menos resíduos. É criar algo diferente, que possa fugir das temáticas oferecidas pelo mercado consumidor, tendo uma proposta educativa trazendo benefícios tanto para meio ambiente quanto às pessoas envolvidas.


Dicas práticas pra sua festa sustentável:



♥ Os convites podem ser enviados através das redes sociais ou (quando necessário) impressos em papel reciclado;


♥ Uma dica legal também é avisar aos convidados que sua festa será amiga da natureza e peça para participarem da diversão colaborando.

Por quê fazer uma festa ecológica?
Fazer uma festa ecologicamente correta é pensar em cada escolha, buscar reduzir geração de resíduos, dar um novo significado às festas, ser minimalista, afetiva... Tornando-a única. Realizar uma festa ecológica exige muito mais que habilidade e bom gosto, exige pesquisas, muito estudo, criatividade... É um trabalho artesanal que prioriza cuidar do planeta e também, pode ser um ótimo exemplo para prevenir o consumo de alimentos prejudiciais à saúde, diminuir a utilização de jogos eletrônicos e incentivar atividades que estimulam a coordenação motora.

Dessa maneira priorizamos o uso de materiais que possam ser reaproveitados, dando um novo significado a cada um.




♥ O pequeno Levi, comemorou seu aniversário de 5 anos em Salvador - BA e reutilizamos um vidro de azeitona em uma linda carinha de peça de Lego como centro de mesa.



♥ Rolos de papel toalha, de papel higiênico ganharam novos significados. Eles foram reaproveitados e viraram porta lápis, porta pincéis na festa Pintando o Sete.

Quais os materiais devem ser evitados em uma festa ecológica?


Uma boa maneira de analisar se tal objeto deve ou não ser usado numa festa sustentável é pensando se ele colabora para a produção de lixo. Caso a resposta for positiva, é bem provável que ele seja dispensável.



  • Balões;

  • Copos, talheres, pratinhos descartáveis;

  • Papelaria personalizada;

  • Objetos de decoração de plástico (para lembrancinhas e decoração, por exemplo).


No caso do balão, se o cliente quiser colocar na festa, sugerimos utilizar em pequena quantidade ou balões metalizados, que a depender da qualidade, podem ser reinflados até 3 vezes.


♥ Festas sem uso de balões

Então quais são os melhores materiais para uma festa sustentável?

Vale optar por alternativas que possam ser reutilizadas (como objetos de decoração para casa/ quarto da criança) ou que tenham reciclagem mais fáceis: vidros, latas, porcelanas e adornos são sempre bem vindos, assim como produtos provenientes do artesanato: fitas de tecido, papéis e flores plantadas. A proposta é que seja mais singela, natural e que gere o menos resíduo possível.


♥ Centro de mesa: uma composição de itens montados com materiais reaproveitados.

Palitos de picolé viraram um porta guardanapos, garrafinha de perfume transformou-se em um jarrinho

e o leão foi feito de rolo de papel.


♥ Garrafinhas de vidro viraram luminárias na Festa Super Heróis.

♥ As lembranças da Festa Lego foram feitas com potes de papinha de bebê.

As tampinha foram pintadas para cobrir a marca, dentro dos potinhos foram colocados os brinquedos.


♥ Olha que ideia bacana para uma festa dos dinossauros!

As cascas de ovos que seriam jogadas fora viraram um ninho para os filhotes de Dino.

Um sucesso em todas as festas.

Descartáveis biodegradáveis

Toda festa há necessidade de copos, pratos e talheres. Em todos os nossos eventos realizados em Salvador, sempre sugerimos reutilizar copos de requeijão cremoso ou copos de papel para servir sucos e água às crianças, assim como pratinhos de papel e garfinhos de madeira, todos sendo biodegradáveis e seguros.

Já para os adultos, optamos em alugar louças, copos de vidros e talheres sendo mais econômico e ideal para a não utilização de descartáveis de plásticos.

Uma empresa que produz uma festa que seja ao mesmo tempo sustentável e afetiva

Uma festa afetiva tem o objetivo de expressar na decoração todo o carinho e amor, através de elementos artesanais. A TATU BOLA é uma empresa que atua em Salvador e que se preocupa com o todo o processo de construção de uma festa, tanto social quanto ambiental.

Para resgatar aquela simplicidade das festas feitas em casa, buscamos sempre colocar itens feitos pela família que nos contratou. Tornando uma festa única, exclusiva e especial, a cada evento desejamos ficar na memória de todos que confiaram no nosso trabalho.

♥ Festa Safari - A maioria dos bichos de pelúcia usados foram do Rafael,

as lembrancinhas e outros elementos da festa foram preparados pela família.

Continue nos acompanhando no Instagram e Facebook e conheça mais de perto nossa proposta.

Quer solicitar uma proposta? Nos envie um e-mail ou preencha o formulário na página inicial.

Pensou em alguém enquanto lia essa matéria? Compartilhe esse link com ela, ficaremos felizes em espalhar nossa maneira de comemorar um dia feliz com amor e responsabilidade.

#festasustentável #festaafetiva #festainfantil #festainfantilcomodeantigamente #festainfantilsustentável #aniversárioinfantil #aniversáriodecriança #festainfantilsemplástico #decoraçãofestainfantil #decoraçãofestademenino #decoraçãofestademeina #festasustentávelnaBahia #festainfantilemSalvador #decoraçãofestaSalvador #destasustentávelSalvador #festainfantilBahia